15/julho/2010
Uma intensa onda de ar polar deslocou-se sobre o território argentino durante a manhã e tarde do dia 13 de julho/2010, derrubando as temperaturas em diversas regiões. Na cidade de Mar del Plata os ventos atingiram 60 Km/h no início da tarde do dia 13 e as temperaturas variaram entre 5 e 8°C, com ocorrência de precipitações em vários períodos. No dia 14, as temperaturas declinaram ainda mais, ficando entre 1,5 e 7°C e choveu durante boa parte do dia, com um rápida queda de granizo às 14:45 h.
Durante a noite do dia 14/julho, os termômetros na cidade balneária de Mar del Plata marcavam 2°C (21 h) e ainda ocorriam precipitações isoladas acompanhadas de vento oeste, mas foi no dia seguinte, 15/julho, que os moradores da cidade foram surpreendidos por algo raro na região: As areias escuras da praia cobertas por uma camada de neve granular. Algo parecido com granizo. O fenômeno foi provocado pela baixa temperatura, que atingiu 0°C no início da manhã.
Embora a cidade de Mar del Plata esteja localizada na "zona temperada do sul", as ocorrências de neve são muito raras, devido ao efeito amenizador do oceano, mas algumas vezes a intensidade das massas de ar frio compensam esse efeito oceânico sobre as temperaturas das áreas costeiras. Durante o dia 15 de julho, as temperaturas mais altas em Mar del Plata ficaram entre 4 e 6°C, verificadas no início da tarde. Ao anoitecer, os termômetros já marcavam 2°C às 20 h.
Aspecto da orla da cidade de Mar del Plata, após a neve do dia 15 de julho de 2010. A temperatura atingiu 0°C no início da manhã.
Foto: Beckerle
Fonte: "Weather Underground Mar del Plata"