INTRODUÇÃO

Todos os anos, uma vasta área da América do Sul é atingida por fenômenos meteorológicos extremos, desde os pampas argentinos até as regiões centrais do Brasil. Normalmente esses fenômenos atingem com severidade áreas isoladas e na maioria das vezes, os acontecimentos tem pouca repercussão nos meios de comunicação, principalmente quando as áreas atingidas ficam longe dos grandes centros urbanos. Nos dias atuais, muito se ouve falar em ciclones extratropicais, nevascas e tornados no Brasil e até furacões, mas à poucas décadas atrás, esses fenômenos eram quase que desconhecidos pela maioria das pessoas.
Houve uma época em que quase ninguém acreditava na existência de "tornados", por aqui. As pessoas eram supersticiosas e, de uma certa forma, ignorantes. Quando viam que uma tempestade se formava, com raios e ventania, se fechavam dentro de suas casas, sem se preocupar em saber que tipo de fenômeno estava acontecendo do lado de fora, e os poucos que se arriscavam a ver, quando relatavam o que tinham observado, não tinham como "provar". Eram poucas as pessoas que dispunham de uma máquina fotográfica ou que se lembrasse de fotografar o fenômeno, no momento exato de sua ocorrência.
Aqui no sul, ou mesmo em outras partes do Brasil, qualquer acontecimento climático extremo, que envolvesse nos seus elementos chuva e vento destrutivo, era chamado de "vendaval". Tornados e furacões, eram tempestades que só ocorriam "nos Estados Unidos".
Bem, a tecnologia de hoje permite monitorar, fotografar e filmar a maioria dos eventos meteorológicos em qualquer parte do globo terrestre, e em questão de segundos, esses dados podem ser enviados até os meios de comunicação.
Finalmente: Todos os eventos climáticos extremos que conhecemos hoje, através de imagens ou noticiários, não são de maneira alguma, novidade dos dias atuais. A devastação das florestas primitivas, a poluição, a degradação do meio-ambiente, etc, apenas agravou os efeitos de algo que sempre ocorreu!

Carlos Campos

1/novembro/2012

domingo, 4 de novembro de 2012

TEMPESTADE DE GRANIZO EM GUARAPUAVA - PR



15/novembro/2010

   O distrito de Entre Rios, município de Guarapuava-PR,  foi atingido por uma violenta tempestade de granizo no final da tarde do dia 15 de novembro/2010.      
     Embora não seja incomum a ocorrência de tempestades durante a primavera, e algumas delas venham acompanhadas de queda de granizo, o que ocorreu na região foi algo assombroso.  Ruas ficaram cobertas por uma camada de até 20 cm de gelo, lavouras inteiras foram perdidas e a paisagem ficou parecida com as da Europa, logo após uma nevasca.


Aspecto do distrito de Entre Rios,  em Guarapuava-PR, depois da tempestade de granizo


   Durante a tarde do dia 15 de novembro, formaram-se núcleos intensos de nuvens com grande desenvolvimento vertical sobre a região centro-sul do Paraná.  Esses núcleos foram provocados pelo forte contraste das temperaturas entre o leste e o oeste do Estado associado aos altos índices de umidade do ar, que permaneciam sobre a região após a passagem de um sistema frontal.
   

Outra área do distrito de Entre Rios, atingida pelo granizo


O município de Guarapuava, situa-se numa altitude de 1.100 m acima do nível do mar e se localiza no centro-sul do Estado do Paraná



FONTE:  Centro de Inteligencia Agrícola Gerti,  C.I.A.G.

Nenhum comentário:

Postar um comentário